Nesse artigo você vai aprender como jogar o modo commander no Magic The Gathering. Se você é iniciante ou não esse tutorial é perfeito para você que quer saber como jogar o modo commander e também entender mais sobre esse modo de jogo no Magic The Gathering.

 

O que é o jogo Magic?

com jogar commander magic the gathering online

Magic the Gathering ou simplesmente “Magic” é um jogo de cartas com estampas colecionáveis que está para completar 30 anos. Uma característica notável neste jogo/artigo de colecionador é sua versatilidade. As regras em torno das cartas, embora fixas, permitem uma grande versatilidade nas formas de jogar criando diversas modalidades (chamados ‘formatos’) que foram desenvolvidos tanto por seus criadores quanto seus jogadores. Quer dizer que qualquer um com um pouco de conhecimento do jogo pode até mesmo criar um novo formato ou uma variação de um formato já estabelecido. Falemos do formato criado extraoficialmente e que começou como Elder Dragon Highlander ou simplesmente Commander. Um formato que se tornou muito popular e vem atraindo cada vez mais jogadores.

 

Como surgiu o modo Commander? 

Tudo começou quando a editora criadora do MTG passou oficialmente a vender cartas no formato “varejo”.

Tradicionalmente, as cartas eram conquistadas randomicamente a partir de packs fechados. A sua sorte (ou azar) eram a única forma de determinar a sua coleção. Dessa forma, construir uma coleção boa exigia tempo, dinheiro e sorte. Com o tempo, foi surgindo um mercado secundário que permitia a formação de um deck personalizado a partir da compra individual das cartas.

Essa nova forma de montar decks fez com que o jogo ficasse cada vez mais competitivo, com poderosos decks pré-montados e de fácil acesso. Ao levar a jogabilidade para outro nível, várias cartas passaram a não ter mais espaço nas arenas Magic, ou simplesmente não se encaixam mais nas jogatinas.

Foi para dar espaço a essas cartas esquecidas e trazer de volta à mesa os antigos jogadores que o modo Commander foi criado. Todo mundo estava cansado dos mesmos decks de sempre e buscava uma alternativa.

Qual é a história do modo Commander?

como jogar commander magic

Segundo a história, tudo começou quando Adam Stanley chegou com uma novidade à clássica jogatina nerd de toda segunda-feira. Apelidado inicialmente em homenagem ao filme Highlander, o novo formato de Magic: The Gathering foi criado com base na clássica frase “There can be only one” (só um pode existir. Aqui no Brasil: Só pode haver UM). Simplesmente, o deck deveria ser montado sem cartas repetidas.

Em junho de 1994, animado com o lançamento dos set Legends e com a chegada dos Elder Dragons, Adam Stanley trouxe ainda mais novidades ao querido formato HighlanderCom a ideia de colocar um dos lendários dragões como líder dos decks, o formato se atualizou para Elder Dragons Highlander.

Esses dragões foram as primeiras cartas com mais de uma cor no mundo do Magic: The Gathering. Buscando destacar isso, Staley decidiu que as cores do seu dragão comandante deveriam ser as únicas permitidas em todo o seu deck.

Finalmente, em 2016, o então conhecido Elder Dragons Highlander (EDH) foi incorporado oficialmente ao multiverso MTG. Esse incrível formato ganhou seu próprio site oficial e um nome único, livre de qualquer possível processo por parte da franquia Highlander.

Atualmente, Commander é um dos formatos mais falados de Magic, conquistando inclusive seu próprio lugar no ProTour. Não são só fãs de longa data que jogam nesse modelo, hoje em dia muitos iniciantes compram os seus primeiros decks no formato Commander.

Porque o formato é tão popular?

como jogar commander magic online

É um formato Divertido

Diferentemente dos modos clássicos de Magic, o formato Commander permite ser jogado entre dois e seis jogadores na partida. Isto garante uma grande variedade de estratégias dentro e fora da mesa, como ataques concentrados, proteção de alianças, traições, acordos, subornos, intimidação e juras de vingança!

Além disso, com esse formato, entrar em partidas nunca foi tão fácil. Não importa qual tipo de deck os seus colegas tenham e nem quantos jogadores estão dispostos a jogar. No Commander, tudo vira diversão.

Pode ser econômico

Ao invés de depender de atualizações constantes, como no Standart, um deck Comander pode ser construído com a coleção particular do jogador. E por abraçar todas as coleções válidas (Exceto as coleções UN-), o jogador pode fazer seu deck simplesmente com os recursos que tem em casa e ir aprimorando dentro de seu limite de orçamento.

Atualmente, muitos jogadores de Magic veem no formato Commander uma possibilidade para a expressão máxima da habilidade de um jogador e de sua capacidade em usar sua coleção pessoal de cards com toda a sua potência.

Outro fato que difere o modo Commander dos outros formatos é a criatura lendária obrigatória, que será designada como líder do seu exército. Ela determina a personalidade do baralho: são proibidas outras cores de cartas ou habilidades que não sejam as do comandante. As estratégias geralmente são pensadas para dar suporte ou serem alavancadas pelas habilidades de seu comandante. Além do formato do deck de 100 cards que não se repetem (exceto terrenos básicos),

Durante a partida o seu líder pode ser jogado múltiplas vezes. Esse formato introduz uma habilidade chamada Eminência, permitindo que o seu Commander lendário possa realizar ações antes mesmo de entrar no campo de batalha. O último jogador com o Commander de pé ganha a partida.

 

Como jogar Commander no Magic?

Regras

As regras são bem simples.

Primeiramente, o seu deck deve conter 01 card de uma criatura lendária (seu commander) e 99 outros cards que não se repitam (exceto terrenos básicos). Lembre-se, todos os cards devem ser das mesmas cores do seu comandante. Cards incolores também são permitidos.

Cada jogador começa com 40 pontos de vida e todos os comandantes começam em suas zonas de comando. Você poderá utilizá-los a qualquer momento da sua rodada, mesmo eles estando fora da zona de combate! Quando um comandante morre ou é retirado de campo de batalha de alguma forma, o jogador pode optar entre enviá-lo para a zona para onde foi movido (como a mão ou o cemitério) ou pode devolvê-lo para a zona de comando. Cada vez que o comandante volta para a zona de comando, ele fica 2 manas mais caro.

Por Exemplo:

Seu comandante é Gaddock Teeg (É um exemplo, ok? Não faça isto aos coleguinhas! ¹). Ele pode ser trazido da zona de comando para a mesa por GW(um mana verde ‘G’e um mana branco ‘W’). Se, depois de entrar em jogo, ele foi de alguma forma removido ou destruído, da próxima vez que ele for jogado, ele custará 2GW (Dois manas quaisquer, um mana branco e um mana verde).

Os turnos são jogados no sentido horário e o último jogador que sobreviver vence a partida. Pode-se vencer pelos meios normais do jogo. Zerando os pontos de vida, acabando com os baralhos, usando cartas/habilidades que declaram vitória ou a derrota dos oponentes ou fazendo os oponentes acumularem 10 marcadores de veneno.

Como começar a jogar commander?

Qualquer jogador com algum conhecimento em construção de decks pode montar seu próprio commander. Para jogadores iniciantes, a Wizards – desenvolvedora do jogo – tem criado baralhos prontos junto com cada nova edição de Magic com temáticas e estratégias diferentes para cada deck. Tudo o que você precisa fazer é encontrar um grupo de jogadores – a comunidade é muito receptiva aos novatos – construir ou comprar um deck e experimentar para descobrir como esta forma de jogar pode ser divertida e envolvente. Para facilitar sua busca por jogadores, visite nossa loja e veja os produtos disponíveis. Se identificar com a estampa de uma guilda de Ravnica ou um dos Clãs de Tarkir pode ser um caminho rápido para criar colegas de jogo (e rivais na mesa).

facebook

Escrito por

Elfoman

Eu amo magic, tmj^^