5 Dicas para Draft – Magic Arena

        Nas diversas formas de jogo de Magic, você certamente pode achar uma característica que lhe chame a atenção. Aspectos como a elaboração de estratégias, o trabalho em equipe, a imprevisibilidade… E, falando em imprevisível, nada prepara um jogador no Magic tão bem quanto o  Draft – Uma das formas de jogar mais emocionantes.

         O modo draft e muito diferente de outros formatos por causa da forma de elaboração do deck. Diferentemente dos outros modos de jogo, em que o jogador tem tempo e todo o seu arsenal de cartas à disposição para montar o baralho, no draft todos os jogadores são nivelados pela sorte (ou azar) do que sair do booster e, portanto, da sua capacidade de elaboração. Logo, para facilitar a sua vida, elaboramos algumas dicas que podem  lhe direcionar durante uma partida de draft. Tanto no Arena quanto em jogos presenciais.

         A estrutura do jogo é assim: São dados três boosters a cada jogador e cada jogador abre um booster e retira uma das quinze cartas disponíveis. Ele(a) então passa as cartas ao jogador à direita e recebe um montante de cartas (um booster menos uma carta) do jogador a sua esquerda. Daquele montante ele retira uma carta e passa o monte a sua direita novamente, recebendo outro montante (um booster menos duas) do jogador da esquerda. O processo se repete ate que aquele primeiro “lote” de boosters tenha sido todo distribuído.

         Um novo processo então começa com o segundo booster, agora com as cartas girando em sentido oposto à rodada anterior e, novamente, até que todas as cartas sejam distribuídas. O processo se reinicia com o terceiro booster e então, cada jogador, com seu montante de cartas, escolhes suas cartas e completa o baralho com terrenos básicos (ou terrenos retirados dos boosters) até ter 40 cartas.

Pesquise a coleção

5 Dicas para Draft - Magic Arena

Se você for o tipo de pessoa que não gosta de Spoliers, será vital abrir uma exceção à regra pois, para conseguir se sair bem nos jogos, é importante conhecer antecipadamente as cartas daquela edição. As mecânicas, combinações e habilidades. Quais tipos de cartas poderão ser mais visados ou evitados. Tenha um tempo para estudar e avaliar o que será melhor para seu jogo. Não foque apenas em pegar a carta rara do booster. É possível ter melhores resultados com um monte de bichinhos pequenos e rápidos do que um gigante lento e cheio de pontos fracos.

BREAD (Bombas, Remoções, Evasão, Agressividade e Diversidade)

Como jogar draft

         Esta é uma dica poderosa vinda do Saudoso Manowar: prepare o pão (Bread em ingês). BREAD é um acrônimo para Bombas, Remoções, Evasão, Agressividade e Diversos. É uma composição muito forte e equilibrada que garante ser uma ameaça na mesa e ter respostas para qualquer tipo de situação que a partida pode lhe impor. Falemos ponto a ponto.

Bombas:

         Destruições de grande alcance usadas para limpar a mesa se a situação ficar muito desfavorável. Podem ser board wipe do tipo Danação ou O massacre do gancho de carne. Aliás, remoções globais como Limpeza Planar ou Evicção impiedosa tem seu lugar nestas horas.

Remoção (Ou Snipers):

         São cartas de destruição localizada para retirar ameaças da mesa ou simplesmente quebrar recursos do oponente. Podem ser destruições de criaturas, artefatos, terrenos ou qualquer outro tipo de permanenteanulações entram nesta categoria.

Evasão:

Recursos para impedir o oponente de atrapalhar seus objetivos. No caso de criaturas, podem ter habilidades como voar ou ameaçar. Podem ser também  mágicas/habilidades que dão proteção, impedem bloqueio ou desviam o alvo.

Agressividade:

         Tudo aquilo que vai contribuir com a queda do oponente. Principalmente criaturas, mas não se descartam danos diretos e mágicas do tipo Stax. Já que, no modo draft é praticamente impossível fazer um deck combo, foque na principal forma de vitória: os pontos de vida do oponente.

Diversos:

          Cartas diversas que ajudam na sinergia do deck. Embora estas devam estar em menor quantidade, não devem ser ignoradas. Pois além de fortalecer seu jogo, servem de alvos opcionais para gastar remoções do oponente e preservar suas criaturas ou outros recursos mais importantes. Afinal, deve-se considerar a quantidade de possibilidades que podem surgir num draft.

Atenção às cores

como jogar draft magic

          Dependendo da coleção, algumas combinações de cores podem ser mais sinérgicas entre si. Como pode ser um tanto quanto raro conseguir fazer um deck monocolor num draft, foque no mínimo de cores. Lembre-se da primeira dica e procure as melhores combinações de cores para a partida. Sejam as cores com resultados mais prováveis, sejam as que você tem mais afinidade. Evite decks de três cores se possível e opte por custos mais fáceis (2G ao invés de GGG).

Curva de mana

         Falando em mana, atenção ao custo das cartas. Evite acumular uma grande quantidade de cartas de custo alto. Afinal, mesmo que sacar um Enrakul no booster possa ser uma boa ideia, vai dar muito mais trabalho para você colocá-la na mesa do que para o oponente enfrentar. Em síntese, o ideal é algo próximo de:

Custo 0-2: 4 a 8 Cartas

Custo 3-4: 5 a 9 Cartas

Custo 5: 2 a 3 Cartas

Custo 6 ou maior: 1 ou 2 Cartas

         Lembre-se então, que estes são valores aproximados que podem ser alterados por outros fatores como pedras de mana, geradores, criaturas que geram mana ou fichas de tesouro ou outras habilidades/ cartas que deixam a mão mais leve ou mais rápida.

Atenção à mesa

elfoman dicas para draft

         Se possível, observe as cartas que estão sendo retiradas por seus oponentes. Por exemplo: se os oponentes estão captando mais cartas de ataque (criaturas e danos) invista em cartas de remoção, anulações e/ou Stax. Talvez até alguma remoção global valha a pena. Se as cartas de controle estão mais visadas, então busque criaturas e outras cartas de baixo custo e que encham a mesa. Vale lembrar que no modo draft, não existe limite de 4 cartas para o baralho. Observe também quais são as cores estão sendo mais disputadas. Você pode optar por uma cor que está menos explorada, pois pode se armar contra as mecânicas daquela cor/combinação. Talvez possa simplesmente pegar cartas importantes daquela cor porque será vantajoso diminuir as opções dos oponentes.

Conclusão

         Em suma, o mais importante é se divertir. Drafts são uma boa oportunidade para se testar como jogador e aprender melhor combinações de cartas e estratégias. Você pode achar mais informações, dicas e outras coisas interessantes sobre Magic, the Gathering em nossa página. Aproveite e siga-nos nas redes sociais e lives no Twich. Divulgue o nosso trabalho pois isto ajuda a aumentar a comunidade de jogadores deste jogo fantástico!

Written by Elfoman

Eu amo magic, tmj^^ e sou brasileiro. Nasci no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa^^

2×2 no pioneer

0x3 drop mais uma vez