Como Montar um Deck de Magic The Gathering: Tutorial Para iniciantes

É natural que você, depois de apreender os fundamentos do jogo, deseje construir seus próprios decks. Mas essa não é uma missão tão simples quanto parece, primeiro é preciso escolher as cores, pensar numa estratégia, definir um formato e ver se as sinergias funcionam. Ufa! Mas não se desespere, nossa missão é ajudar e hoje você vai aprender como montar um deck matador.

Então fique até o final e aprenda o passo a passo completo e detalhado de Como Montar um Deck de Magic The Gathering.

1. Os Princípios

Como montar um deck de magic the gathering

Para simplificar as coisas, vamos focar nos formatos construídos comuns, com 60 cartas no deck e mais 15 de sideboard. Essa é a estrutura da maioria dos formatos, como o Standard, o Modern e o Pauper.

O primeiro passo para construir um deck de Magic é pensar na estratégia. “Como eu vou vencer meus oponentes?”

Pode ser que você goste muito de atacar com criaturas pequenas e rápidas, levando os pontos de vida do oponente nos turnos iniciais. Essa é a estratégia conhecida como “Aggro”, a estratégia agressiva.

Outros, porém, gostam de um jogo mais lento, onde você vai drenando os recursos do oponente aos poucos enquanto ganha seus próprios. Essa estratégia mais lenta, focada em controlar o campo e os recursos é conhecida como “Control”.

Existem ainda aqueles que desejam vencer de maneira explosiva, fazendo uma interação muito forte (e possivelmente até infinita!) entre duas ou mais cartas. Essa estratégia é conhecida como Combo.

Essas três são as estratégias primordiais, o arquétipo onde você incluíra o seu deck. Existem variações e combinações dessas estratégias, mas, em geral, você não vai precisar se preocupar com isso agora.

2. A Pedra, Papel e Tesoura das Estratégias

Em linhas gerais existe um certo “pedra, papel e tesoura” das estratégias.

Um deck aggro tende a vencer o control por conseguir desenvolver pressão antes do control conseguir estabilizar. O aggro, por sua vez, costuma levar a pior contra os combos, pois não consegue interagir com as peças que fazem o combo vencedor. E o combo enfrenta muitas dificuldades contra o control, cuja especialidade é interagir com os recursos.

Um deck aggro vai conter muitas criaturas. Um deck combo vai conter tudo aquilo que ajude a encontrar as peças do combo. E os controles vão ter muitas cartas que atrapalhem os planos do oponente e que forneçam card advantage. 

É importante que você tenha em mente os decks que vai jogar e como o seu deck se comporta nas partidas contra os outros arquétipos. Conhecer as fraquezas e forças de uma estratégia ajuda muito na hora de montar o melhor deck possível.

3. Tamanho do deck e terrenos

Como montar um deck de magic the gathering 1

As regras determinam que o tamanho mínimo de um deck é 60 cartas. 60 cartas deve ser também o seu limite, apenas em raríssimas ocasiões você deve fazer um deck com mais de 60 cartas (alô Yorion)

Lembre-se, quanto mais cartas o baralho têm, menores as chances de comprar as melhores cartas. Isso é o que chamamos de variância, quanto menor o deck e mais cópias da mesma carta menor a variância. Por esse motivo é que se deve sempre por 4 cópias das cartas que você mais precisa. Algumas cartas com usos mais específicos devem estar em menor quantidade.

Explicando com alguns exemplos: imagine que você queria construir um deck vermelho aggro e queria utilizar Raio, como ela é uma das melhores cartas para sua estratégia o ideal é que você coloque 4 cópias, aumentando as chances de tê-la sempre em mãos. No mesmo deck você deseja colocar Vórtice Turbilhonante, uma carta forte mas que se vier em múltiplas cópias pode não ajudar no seu plano de jogo, o melhor é diminuir o número de cópias no deck, talvez 2 cópias sejam o suficiente.

E quanto aos terrenos? O número de terrenos varia também com a estratégia e o plano de jogo. Em geral o número vai variar entre 17 e 26. Alguns decks chegam mesmo a utilizar menos ou mais, mas são situações muito específicas. É importante que você tenha em mente a curva de mana do seu deck. Um deck que tem muitas cartas de 1 ou 2 manas e que a carta mais cara custa 3 pode utilizar menos terrenos do que um deck cheio de cartas de custo 4, 5 e 6.

Um deck control busca utilizar uma maior quantidade de terrenos pois ele precisa garantir que poderá jogar suas mágicas na hora certa e que no final do jogo ele tenha mana suficiente para conjurar suas mágicas mais caras e que finalizam o jogo. É muito comum que os controles utilizem algo em torno de 24 terrenos.

Decks aggro costumam ter uma curva baixa, cheio de criaturas pequenas ou de cartas que ajudam a rampar rapidamente. Um bom número base para os terrenos é algo em torno de 18 a 20 terrenos. Ninguém quer comprar mais de 4 terrenos num deck que a carta mais pesada custa 3.

Os combos já são uma situação mais complexa, depende de muitos fatores. Um combo com cartas de custo baixo e muitos tutores e compras de carta vai utilizar menos terrenos. Um combo que tenha elementos de controle embutidos, fazendo um arquétipo misto, pode utilizar-se de uma conta maior.

4. Formatos e Sinergias

Como montar um deck de magic the gathering 2

Uma dica importante é nunca se esquecer de olhar o formato que você vai jogar (se houver algum). Muitos formatos possuem listas de banidas e restrições quanto as cartas que podem ser utilizadas para montar o baralho. Além do mais, saber o formato é um passo importante para definir quais cartas são mais fortes ou que tem aplicações específicas contra os baralhos do meta. Olhar o meta game para saber quais os decks são mais bem-sucedidos e o que você poderá enfrentar é sempre válido.

Observe também as sinergias internas do baralho e evite cartas que trambalhem contra as outras. Um baralho que tenha 4 cópias de Investigador de Segredos, por exemplo, deve conter um grande número de feitiços e instantâneas. Seria muito ruim para o Investigador dentro de um deck com Eidolon da Grande Festança.

5. Conclusão

Finalizamos aqui nosso tutorial básico de como construir um deck. Com ele você vai ter uma noção básica das principais estratégias e arquétipo do jogo e como montar um baralho utilizando-se dessas informações. Lembre-se, conhecimento é tudo!

Para mais informações, dicas e conteúdos diversos sobre Magic The Gathering, siga-nos nas nossas redes sociais. E que tal sintonizar nas nossas lives na Twitch?

Um abraço do Elfoman!

Written by Elfoman

Eu amo magic, tmj^^ e sou brasileiro. Nasci no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa^^

Um pouco sobre a cor branca

As 10 Cartas Mais Caras de Magic