Home Magic Mulligan: o que é e como funciona no jogo de Magic Card

Mulligan: o que é e como funciona no jogo de Magic Card

133
0
mulligan

Mulligan. Se você já ouviu falar nesta palavra, sabe bem do que vamos falar agora.  Se você não faz a menor ideia do que é, nós vamos explicar agora o que significa esta expressão.

Magic the Gathering é um jogo de cartas de coleção que foi lançado em 1993, ou seja, há 26 anos.

Ainda hoje é um jogo bastante popular e estimasse que mais de 12 milhões de pessoas o joguem ao redor do mundo.

Neste jogo, cada jogador faz o papel de um mago. As cartas fazem o papel da criatura ou magia que o mago pode invocar.

Para invocar a magia, o jogador precisa de pontos de mana, que fazendo uma referência para melhor entendimento, seria a energia necessária para se utilizar esta magia.

Os pontos de mana vêm através das cartas de terreno, que também fazem parte do baralho.

Cada jogador deverá escolher o seu deck (grupo de no mínimo 60 cartas que compõe o baralho de magic the gathering).

Cada deck deve ser embaralhado e após isso, cada jogador deve retirar sete cartas do seu deck. Essa será a mão inicial de cada um dos participantes.

Quando Richard Garfield criou o jogo lá no inicio dos anos 90, não havia nenhuma regra que permitisse aos jogadores trocar a sua mão inicial. Por exemplo, se um jogador retirasse sete cartas de terreno em sua primeira mão ou nenhuma carta de terreno neste mesmo lance, ele ficaria com dificuldade de iniciar a partida, pois ou não teria mana suficiente para fazer qualquer ação no jogo ou não teria nenhuma criatura para utilizá-lo.

A regra do mulligan consiste em permitir que o jogador que estivesse na situação acima descrita, pudesse revelar a sua mão para o adversário, mostrando a totalidade ou a ausência de terrenos em suas cartas iniciais, misturasse novamente as cartas no baralho e retirasse um novo conjunto de sete cartas para começar o jogo.

Quando da sua invenção, este processo era permitido uma vez por jogo. Ao longo do tempo, novos processos de mulligan foram sendo criados e adaptados ao jogo. Constantemente as regras são atualizadas pelos criadores do game.

A primeira alteração foi conhecida como Paris Mulligan, pois foi autorizada a ser utilizada pela primeira vez em um torneio que aconteceu nesta mesma cidade.

Ela alterava a necessidade do jogador ter tirado uma primeira mão apenas com terrenos ou sem terreno algum para fazer o mulligan.

Agora, sem nenhuma justificativa para o oponente, era possível trocar a mão inicial, mas com uma condição: A partir da utilização do mulligan, o jogador ao retirar um novo jogo de cartas, teria direito a uma carta a menos, iniciando o jogo com apenas 6 cards.

LONDON MULLIGAN

O London Mulligan surgiu através dos pedidos de alteração das regras feitos pelos jogadores em virtude de problemas de execução na partida dos métodos anteriores.

Por exemplo, no Paris mulligan, o participante que não estivesse satisfeito com a sua mão inicial poderia devolvê-la ao baralho, misturar e pegar novas seis cartas, uma vez que ele perde direito a uma carta a cada vez que pede o mulligan.

Só que essa medida acabou acentuando as situações de desequilíbrio no jogo, pois ao retirar uma carta a menos, as chances de vir uma mão pior que a primeira ainda eram grandes.

Desta forma, o que ocorria em algumas partidas era praticamente termos um vencedor antes mesmo do jogo começar, baseado somente na sorte da compra das sete cartas da mão inicial.

Com a nova regra, o jogador ainda pode solicitar o mulligan caso não esteja satisfeito com a sua mão, mas após embaralhar as cartas, poderá comprar os mesmos sete cards da primeira vez. A diferença aqui é que ele deverá devolver para o fundo do deck a quantidade de cards correspondentes ao numero de vezes em que o jogador solicitou o mulligan.

Se o jogador estiver apenas no seu primeiro mulligan, ele deverá comprar sete cartas iniciais e devolverá uma, escolhida por ele em sua mão, para voltar para a parte inferior do deck.

O que podemos perceber é que independente do tempo em que o jogo magic the gathering está entre nós, seus produtores estão sempre ouvindo os jogadores, com o objetivo de tornar as partidas cada vez mais justas e emocionantes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Por favor informe o seu nome