Apesar das regras estruturadas, o jogo de Magic, the Gathering possui muita versatilidade e flexibilidade. Eventualmente podemos ver isto na infinidade de jogos possíveis pelas milhares de cartas e bilhões de baralhos concebíveis, além do mais, o jogo nos fornece muitas possibilidades de jogos diferentes.

Os ‘Formatos’ – como são chamadas as diferentes modalidades de jogo – são variações nas regras de como os jogadores se enfrentam, mantendo porém, as regras de utilização das cartas. De fato, qualquer jogador com um mínimo conhecimento de jogo pode desenvolver seu próprio formato.

Nestes sentido, vamos falar sobre as mais diversas modalidades de jogo e suas características. Em contrapartida, é importante salientar que não existe uma ‘maneira certa’ de jogar Magic. O único ponto que importa, de fato, é que todos estejam se divertindo.

Os formatos de Magic se dividem em selados e construídos.

Limitados são formatos onde os jogadores recebem pacotes selados (normalmente boosters) para montar o deck. Dessa forma, todos fazem seus decks naquele momento com as cartas que foram disponibilizadas. Aliás, Você pode achar algumas dicas para estes formatos aqui.

Construídos são formatos onde o jogador tem tempo e disponibilidade de usar sua própria coleção para desenvolver seu baralho. Com efeito, estes formatos provêm mais efeitos e aproveitamento de cartas e jogo, devido ao planejamento necessário.

Falemos mais a respeito

 

Limitados

Booster draft

Tamanho = 40 cartas

Sideboard = ??

Pontos de vida = 20

Este formato é muito usado para divulgação de novas coleções. É feito com um pacote 3 boosters. Cada jogador abre um booster e retira uma carta, em seguida, o jogador passa o lote aberto para outro, que retira uma carta. O processo se repete até que todas as cartas se esgotem, então é aberto o segundo booster e o processo é repetido. Nesse sentido, quando os 3 boosters forem abertos e todas as cartas, distribuídas, cada jogador faz seu próprio deck

Nas competições deste formato, todas as cartas escolhidas pelo jogador fazem parte de seu “arsenal”. Todavia, mesmo aquelas que não forem colocadas no deck originalmente podem ser utilizadas. Além disto, não há limite de cartas repetidas no baralho.

O jogador deve construir um deck de, no mínimo 40 cartas, sendo que as cartas que não forem colocadas no deck ainda são válidas como Sideboard.

Variação Conspiracy Draft

Tamanho = 40 cartas

Pontos de vida = 20

É um formato que segue as regras de construção de deck do draft normal, mas é jogado em mesão com mais de 2 jogadores por partida. Assim também, nas expansões Conspiracy há cartas que ativam habilidades quando são draftadas.

Variação Caos Draft

Tamanho = 40 cartas

Pontos de vida = 20

Os jogos draft normalmente são feitos com 3 boosters de uma única edição. Os jogos caos draft, por outro lado, usam edições diversas para construção dos baralhos.

Selado

Tamanho = 40 cartas

Sideborad = ??

Pontos de vida = 20

Diferentemente do draft, o selado é jogado com 6 booster e cada jogador constrói seu deck com as cartas disponíveis ali. Não há passagem de mãos e as opções de construção de baralho ficam menos flexíveis. Pois não se pode usar cartas que seriam mais adequadas aos planos de jogo aproveitadas de outros boosters.

 

Construído

Standart (Padrão)

Tamanho = 60 cartas

Sideboard = 15 cartas

Pontos de vida = 20

É o formato mais jogado e popular do jogo. de acordo com alguns, é “o verdadeiro Magic’. Como todos os formatos construídos, o padrão é montado com cartas disponíveis ao jogador. Além disto, a exceção de terrenos básicos, só se pode usar quatro cópias da mesma carta no deck. Existe, todavia, a regra de cartas disponíveis, que são as ultimas edições lançadas, além da lista de cartas banidas e restritas que é atualizada frequentemente.

A atualização das cartas disponíveis por edição e a saída das edições mais antigas é chamada “rotação” e qualquer jogador pode acompanhar rotação do standart aqui.

 

Modern

Tamanho = 60 cartas

Sideboard = 15 cartas

Pontos de vida = 20

Este é o formato de jogo mais estável, diferentemente do standart, não há ‘queda’ de edições e cada nova edição lançada acrescenta mais opções para construção de decks.

As cartas válidas deste formato são à partir da coleção “Mirrodin” até a mais recente lançada.

 

Legacy/Vintage

Tamanho = 60 cartas

Sideborad = 15 cartas

Pontos de Vida = 20

É o formato mais democrático do jogo. Além de não ter a rotação de coleções, podem ser usadas todas as cartas já lançadas de Magic(de Alfa até hoje – você pode usar sua Black Fuc**ng Lotus – só que não). As regras de construção continuam. Até 4 cópias do mesmo card (incluindo o Sideboard); mínimo de 60 cartas no deck e até 15 no side.

Variação Vintage.

Apesar de ser um formato exclusivo, o vintage segue as mesmas regras de construção e edições disponíveis. As mudanças, todavia, são na lista de banidas. Aliás, muitas das banidas de Legacy são apenas restritas no vintage, o que possibilita o uso de, pelo menos, um card no deck(agora sim! BLACK LOTUS!!!).

 

Pauper

Tamanho = 60 cartas

Sideboard = 15

Pontos de vida = 20

O formato pauper é uma modalidade de deck construído apenas com cartas comuns. São admitidas cartas de outras raridades, desde haja uma versão comum daquela mesma carta em outra coleção/edição. Ademais, o formato segue as mesmas regras de construção do Legacy e edições válidas.

Variação Blacksilver

A variação Blacksilver adiciona as cartas incomuns às opções de construção de decks

 

Commander

Tamanho = 100 cartas

Sideboard = 0

Pontos de vida = 40

O formato que mais ganha popularidade, o commander é um formato que tem regras próprias de construção de deck. Em síntese, é um deck de 99 cartas mais uma criatura ou planinauta lendário que é o comandante do deck. É um formato que exige mais dos jogadores em virtude de ser mais direcionado para mais de dois jogadores.

A disponibilidade do deck segue a mesma lista de coleções/edições disponíveis do Legacy/Vintage e tem sua própria lista de banidas. Acima de tudo, as opções das cartas são restritas à cor do comandante e de suas habilidades. Por exemplo: Sephara, Sky Blade é uma comandante branco. Portanto, um deck feito à partir deste comandante só pode usar cartas brancas ou incolores. Por outro lado, Kenrith, the Returned King é uma carta branca mas, como possui habilidades das cinco cores, pode usar qualquer cor de carta no deck.

Neste modo de jogo, há também a regra de dano de comandante. Em outras palavras, se um jogador receber 21 ou mais pontos de dano de combate de um mesmo comandante, aquele(a) jogador(a) perde o jogo.

Variação CEDH

Competitive Elder dragon Highlander é uma variação do comander que possui sua própria lista de cartas banidas e cartas que são exclusivamente banidas como comandantes. É o jogo é direcionado para o modo competitivo, ou seja “X1” e, por conseguinte, jogado com 30 pontos de vida.

Variação Tiny Leader

Pode ser visto como um “mini-commander. O Tiny Leaders é construído com a mesma disponibilidade de coleções/edições do commander. Aqui entram novas regras: Em primeiro lugar, não há a regra de dano de comandante. Em segundo lugar, o deck deve ter 49 cartas mais seu comandante. Em terceiro lugar, nenhuma carta do deck deve ter custo superior a 3. E, finalmente, o jogo é feito com 25 pontos de vida.

Variação Brawl

Este modo de jogo é construído com um deck de 59 cartas mais um comandante. Segue a mesma lista de cartas disponíveis do Standart e tem sua própria lista de banidas e restritas.

Joga-se com 30 pontos de vida no multiplayer e 25 no x1. Qualquer planinauta pode ser comandante, mesmo que não tenha a habilidade para sê-lo. E não há a regra de dano de comandante.

Conclusão

Há ainda outros formatos mais alternativos como, por exemplo, planeshase e archenemy, que serão descritos em outra oportunidade. Em suma, vale a pena ter mais de um deck preparado para mais de uma forma de jogar e descobrir novas formas de se divertir no jogo. Aqui, sempre traremos mais informações para aproveitar ao máximo o maravilhoso Magic, the Gathering.

Escrito por

Elfoman

Eu amo magic, tmj^^ e sou brasileiro. Nasci no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa^^