Commander: conheça sobre o formato

Facebook

Commander: Conheça mais sobre o formato mais falado de Magic: The Gathering

Descubra porquê e como o formato Commander revolucionou o universo Magic 

O que é Commander? Commander é atualmente o modo mais popular de jogar Magic: The Gathering (MTG). Por permitir uma jogabilidade mais fácil através de um jogo casual e divertido, esse formato é responsável por fortalecer a rede de fãs e atrair de volta ao universo Magic antigos jogadores.

Diferentemente dos modos clássicos de Magic, o formato Commander permite entre dois e seis jogadores na partida. Mesmo com vários players, no seu turno, você pode atacar quem você quiser.

O que de fato difere o modo Commander dos outros formatos é a criatura lendária obrigatória, que será designada como líder do seu exército. Com um deck de 100 cards que não se repetem (exceto terrenos básicos), todas as cartas devem ser das mesmas cores do seu comandante.

Durante a partida o seu líder pode ser jogado múltiplas vezes. Esse formato introduz uma habilidade chamada Eminência, permitindo que o seu Commander lendário possa realizar ações antes mesmo de entrar no campo de batalha. O último jogador com o Commander de pé ganha a partida.

Como surgiu o modo Commander? Tudo começou quando a editora criadora do MTG passou oficialmente a vender cartas no formato “varejo”.

Tradicionalmente, as cartas eram conquistadas randomicamente a partir de packs fechados. A sua sorte (ou azar) eram a única forma de determinar a sua coleção. Dessa forma, construir uma coleção boa exigia tempo, dinheiro e sorte. Com o tempo, foi surgindo um mercado secundário que permitia a formação de um deck personalizado a partir da compra individual das cartas.

Essa nova forma de montar decks fez com que o jogo ficasse cada vez mais competitivo, com poderosos decks pré-montados e de fácil acesso. Ao levar a jogabilidade para outro nível, várias cartas passaram a não ter mais espaço nas arenas Magic, ou simplesmente não se encaixam mais nas jogatinas.

Foi para dar espaço a essas cartas esquecidas e trazer de volta à mesa os antigos jogadores que o modo Commander foi criado. Todo mundo estava cansado dos mesmos decks de sempre e buscava uma alternativa.

Atualmente, muitos jogadores de Magic veem no formato Commander uma possibilidade para a expressão máxima da habilidade de um jogador e de sua capacidade em usar sua coleção pessoal de cards com toda a sua potência.

Além disso, com esse formato, entrar em partidas nunca foi tão fácil. Não importa qual tipo de deck os seus colegas tenham e nem quantos jogadores estão dispostos a jogar. No Commander, tudo vira diversão.

Qual é a história do modo Commander?

Segundo a história, tudo começou quando Adam Stanley chegou com uma novidade à clássica jogatina nerd de toda segunda-feira. Apelidado inicialmente em homenagem ao filme Highlander, o novo formato de Magic: The Gathering foi criado com base na clássica frase “There can be only one” (só um pode existir). Simplesmente, o deck deveria ser montado sem cartas repetidas.

Em junho de 1994, animado com o lançamento dos set Legends e com a chegada dos Elder Dragons, Adam Stanley trouxe ainda mais novidades ao querido formato Highlander. Com a ideia de colocar um dos lendários dragões como líder dos decks, o formato se atualizou para Elder Dragons Highlander.

Esses dragões foram as primeiras cartas com mais de uma cor no mundo do Magic: The Gathering. Buscando destacar isso, Staley decidiu que as cores do seu dragão comandante deveriam ser as únicas permitidas em todo o seu deck.

Finalmente, em 2016, o então conhecido Elder Dragons Highlander (EDH) foi incorporado oficialmente ao multiverso MTG. Esse incrível formato ganhou seu próprio site oficial e um nome único, livre de qualquer possível processo por parte da franquia Highlander.

Atualmente, Commander é um dos formatos mais falados de Magic, conquistando inclusive seu próprio lugar no ProTour. Não são só fãs de longa data que jogam nesse modelo, hoje em dia muitos iniciantes compram os seus primeiros decks no formato Commander.

Certamente 2020 está sendo um ano incrível para o formato Commander e seus fãs. Diversos novos sets foram lançados especialmente para ele. Neste final de ano o Commander Legends marca o lançamento do primeiro set de cartas especialmente dedicado ao formato.

Como jogar Commander? As regras são bem simples.

Primeiramente, o seu deck deve conter 01 card de uma criatura lendária (seu commander) e 99 outros cards que não se repitam (exceto terrenos básicos). Lembre-se, todos os cards devem ser das mesmas cores do seu comandante. Cards incolores também são permitidos.

O formato Commander pode ser jogado entre 2 a 6 jogadores. Cada um começa com 40 pontos de vida e todos os comandantes começam em suas zonas de comando. Você poderá utilizá-los a qualquer momento da sua rodada, mesmo eles estando fora da zona de combate!

Os turnos são jogados no sentido horário e o último jogador que sobreviver vence a partida.

Leave a Reply

Your email address will not be published.