Áreas da carta

Spread the love

A Composição das Cartas de Magic

Magic: The Gathering ou apenas Magic, é um jogo de cartas colecionáveis que está, cada vez mais, conquistando as mentes e corações de todas as gerações no mundo todo. Sua excelente jogabilidade e suas belíssimas ilustrações, são muito mais que meras cartas de Magic. Em diversos locais grupos de diferentes idades se reúnem para passar o dia e quem sabe, a madrugada toda jogando e principalmente, se divertindo. Novas amizades, novos decks, estratégias e muitas vezes novos prêmios, levam crianças e adultos a marcarem encontros diários ou semanais de jogadores. A cada ano os campeonatos oficiais de Magic recebem mais e mais jogadores, disputando por premiações também cada vez maiores. Além dos Grand Prix e do Mundial, cada vez mais torneios não oficiais em lojas e casas exclusivamente voltadas para Magic: The Gathering organizam suas próprias competições, premiando das mais diversas maneiras. Com certeza perto da sua casa um grupo de jogadores se reúne, pelo menos semanalmente, para passar horas e horas jogando. Tá esperando o quê?

Mas antes, aprenda um pouco sobre as cartas de Magic. Cada uma tem sua função e sua funcionalidade em um deck. Escolha um modelo de jogo entre os diferentes pacotes de expansão e formas de composição de decks e mergulhe no mundo de Magic: The Gathering!

Para uma visualização mais clara dos elementos que compõem a carta, vamos usar o Anjo Serra como exemplo, sinalizando com numerações o que cada parte dela significa:

1- Nome da carta:
Se encontra no canto superior esquerdo e é geralmente o primeiro elemento textual a ser notado em uma carta. O nome da carta não influi diretamente no jogo, mas é importante para dar contexto e personalidade para a carta.

 2- Custo de mana:
Mana é o principal recurso em um jogo de Mágico e normalmente é gerado por seus terrenos. Os números e símbolos no canto superior direito lhe dizem o custo para conjurar aquela magia. Se nesta parte está escrito 5 e dois símbolos você precisa pagar 4 manas de qualquer tipo mais duas manchas brancas (geralmente produzida por uma Planície) para joga-la.

 3- Linha de tipo:
Está localizado abaixo da imagem e indica o tipo da carta entre os existentes no jogo: artefato, criatura, encantamento, mágica instantânea, feitiço ou Planeswalker. Se a carta tem um (ou mais!) subtipos eles se encontram aqui também. O nosso exemplo, Anjo Serra, é uma Criatura e seu subtipo é Anjo.

4- Símbolo da Expansão:
Na mesma barra do Tipo, a direita, se encontra o símbolo da expansão. Ele serve para indicar a raridade da carta e de qual coleção ela vem. Nosso Anjo Serra é da edição Magic – Origens e a cor prateada do símbolo indica que a carta é Incomum. As cartas também podem ser comuns, raras, e Raras Míticas e suas respectivas cores são: preto, dourado e laranja-dourado.

5- Caixa de Texto:
Aqui é onde as habilidades da carta, nosso Anjo Serra tem as habilidades Voar e Vigilância. Nessa parte da carta as vezes aparece também algum flavor text que lhe contará alguma coisa sobre a carta ou o mundo de Magic. Esse texto não tem nenhuma influência no jogo.

6- Poder e Resistência / Lealdade:
Cada criatura tem uma pequena caixa no canto inferior direito da carta que indica seu poder e resistência. O primeiro número, o poder, indica quanto dano ela causa em combate (4 nesse caso). O segundo número, sua resistência, indica quanto dano é necessário que ele receba em um turno para que seja destruído. (nesse caso 4 também)

Atenção especial as cartas de Planeswalker! Nesse caso, o número na caixa indica sua Lealdade, que além de servirem como seus pontos de vida, são também usados como custo para usar suas habilidades.

7- Número do colecionador e nome do Ilustrador:
Essas informações estão localizadas abaixo da Caixa de Texto.
O número serve para indexar e ajudar a catalogar as cartas. Logo abaixo, se encontra o nome do artista que desenhou a ilustração para a carta de Magic.

Gostou do artigo? Muito obrigado por ler e seguir meu blog.

 


Inscreva seu email e receba notícias
Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *